P E
MR¯D

Gabinete /

Missão

Liderado por um designer, e sendo o Design o core business do gabinete, o regular estabelecimento de parcerias com os mais variados sectores artísticos, comerciais e empresariais, possibilita que cada solução apresentada cumpra com os requisitos da conjuntura actual: capacidade e desenvolvimento criativo, eficiência e rapidez na apresentação de soluções, cumprimento de prazos e orçamentos.

Orientado pelas directrizes que definem a carreira e filosofia de vida do seu fundador, este gabinete determina o seu posicionamento em três linhas basilares:

a pesquisa direccionada às questões conceptuais e formais do I – Wear & Smart Products, Micro arquitectura e Macro design, sendo uma referência pioneira, nacional e privada, no que respeita a integração de novas tecnologias no design têxtil e de vestuário: materiais, well-being e informação;

a constante procura pelo exercício do design enquanto disciplina global, abraçando a partir de 2009 o desenvolvimento de projecto na área do design industrial, e alargado, desta forma, a sua pesquisa e desenvolvimento de projecto no âmbito do corpo e à interacção deste com os objectos;

a forte ligação ao meio artístico, que se verifica quer pelo imaginário e mapa de referências de Miguel Rios, quer pelas diversas colaborações assumidas em projectos de edição própria, que vão desde o desenvolvimento colateral de produto, à cooperação na fase expositiva de apresentação pública dos projectos MR-D.

Pelo recurso às ferramentas da disciplina do design, o MR-D desenvolve em conjunto com os seus clientes, parceiros e fornecedores, soluções para diferentes tipologias de produto: objectos, serviços, consultorias, eventos e exposições, planeamentos, manuais, que estreitam as relações entre os diversos actores nos mercados em que cada um se move.

Bio

Miguel Rios, Designer (Lisboa, 1965). Após ter concluído o curso de Desenho na AR.CO, em 1983, em Lisboa, Miguel Rios obteve o diploma de Design de Moda em 1987, pelo CITEX, no Porto. Após incursões profissionais pela indústria de vestuário portuguesa, é em 1992 que Miguel Rios repensa a sua vida e busca profissional. Nessa data, foi bolseiro pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, adquirindo, desta forma, o grau de Master in Design, pela Domus Academy, em Milão. Nesta instituição, Miguel Rios passou com distinção com a dissertação subordinada ao tema Il corpo Dinâmico. O tema central abordado nesta dissertação – o corpo no design, na arquitectura, nas artes performativas e na tecnologia, ainda hoje é objecto de investigação durante as suas práticas académicas e profissionais, pois ao longo da sua carreira Miguel Rios dividiu sempre a sua atenção entre o design e a arte. É desta forma que Miguel Rios continua a sua formação quer através de frequência de cursos como o Course of Professional Development – Wearable Technology, na Universidade de Florença, quer com a visita frequente a congressos, feiras, galerias e exposições de diferentes sectores artísticos e do design. De Setembro de 2008, a Setembro de 2010 foi responsável pela cadeira de Design e Tecnologia do Curso de Mestrado em Design da Universidade de Aveiro.



Após a sua estadia em Itália, Miguel Rios trabalhou com o designer Owen Gaster, em Londres. Mas é em Portugal que profissionalmente estabelece raízes e se inicia ainda muito novo como consultor para o Centro Português de Design (CPD). Para esta instituição, Miguel Rios comissariou exposições e projectos muito significativos tais como Meeting Point, Nómadas Urbanos para o Ano Zero apresentado na 1ª edição da experimentadesign; Arkhétypon, apresentado em Lisboa e em Barcelona, na Primavera del Disseny; Urban Warriors Máxima Segurança, um projecto pioneiro europeu no que concerne a integração de diferentes sistemas tecnológicos no vestuário do cidadão urbano, apresentado no Congresso de Design USE(r), em Lisboa em 2003; Des+gn, apresentado durante a Design Week de Milão. Na área literária, foi convidado por aquela instituição para comissariar a área de Design Têxtil, Moda, Calçado e Têxtil Lar para o livro BEST OF, 180 produtos de Design Português, bem como foi convidado a assumir a Direcção Editorial do Manual de Gestão de Processos de Design, destinado às PME da Fileira MODA, com edição IAPMEI. Paralelamente, e convidado pela Associação ModaLisboa, Miguel Rios assume a responsabilidade das ligações desta Associação com o mundo empresarial têxtil e das marcas nacionais, assumindo as funções de Coordenador da ITV. No mesmo período, foi o coordenador do concurso de jovens talentos Sangue Novo e dos respectivos eventos de apresentação, bem como co-responsável pelo showroom do evento + Portugal, que se realizou em Barcelona.

Em 2002, Miguel Rios funda o gabinete Miguel Rios Design | MR-D.

No percurso do gabinete Miguel Rios Design destacam-se vários projectos em que as novas tecnologias são parte integrante do produto, quer pelas características dos materiais seleccionados, quer pela integração de dispositivos tecnológicos no vestuário, permitindo-o alcançar novas propriedades e funcionalidades. Refere-se o I-Garment – uniforme inteligente para bombeiros para combate a incêndios florestais, desenvolvido em consórcio com a empresa de tecnologia de informação YDreams e com o Instituto de Telecomunicações, para a Agência Espacial Europeia –ESA (2003); o design do fardamento para todas as categorias da ANA, Aeroportos de Portugal, S.A.; o projecto Protect Urban Pro, vencedor do 1º prémio do Concurso de Design para Equipamentos de Protecção Individual, promovido pelo Centro Tecnológico CITEVE; e os projectos com edição própria do gabinete: System 2k07 - uma mala | kit de montagem composta por sete componentes, que permitem a construção de seis tipologias de contentores; BOX, MINI BOX, LAPTOP, POCKET, PORTFOLIO e STREET; o sistema de protecção Drizzle System; e a mala | kit de montagem System (re)Active - definindo-se como uma transformação do seu antecessor System 2k07, com uma forte componente comercial e de evolução formal / funcional, mantendo subjacentes os conceitos de modularidade e DIY de toda a linha System. O System 2k07 faz parte da colecção permanente do MUDE – Museu do Design e da Moda, tendo o Projecto System sido galardoado com o Prémio Nacional de Design – Sena da Silva 2009, na categoria Moda / Têxtil.

Em 2009, por sentir que fazia sentido no percurso do gabinete, Miguel Rios lança-se no amplo mundo do design de mobiliário, com a apresentação de (SUM)one: um objecto multifuncional à escala do corpo, que se define no conjunto por uma mesa com arrumação e dois móveis de assento. Esta peça, totalmente manufacturada em Portugal, é o resultado de uma sequência de exercícios de apropriação envolvendo arquitectura, arte e design. Em 2010, no seguimento do interesse de Miguel Rios pelo mobiliário e no âmbito do Projecto Empty Cube da autoria do curador de arte João Silvério, o MR-D apresentou ao público o Projecto Pirson: “Je pourrais aussi regarder la chaise comme un object (parmi d’autres)... ”, uma cadeira que tem como leitmotiv as relações entre a arte e o design com um enquadramento teórico-conceptual que se poderá sintetizar no estudo dos esquemas mentais das impossibilidades versus a funcionalidade do objecto.

Membros da Equipa

Carla Rocha | Designer de Produto


· Colabora com o gabinete miguel rios design desde Abril de 2006
· Colaborou como designer na LARUS – Design Urbano, Aveiro, 2005-2006
· Pertenceu à equipa de design da MERCEDES-AMG, Affalterbach, 2004
· Mestrado em Design Industrial pela Faculdade de Engenharia do Porto, 2001 - 2003
· Licenciada em Design, pelo IADE, Lisboa, 1996 - 2000

Telma Barrelas | Designer de Produto


· Colabora com o gabinete miguel rios design, desde Fevereiro de 2007
· Colaborou na RECER Revestimentos Cerâmicos, 2005-2006
· Colaborou com a empresa Bleach Design no âmbito da colecção Objects, 2004
· Prémio ICEP têxteis no Concurso Jovem Designer 2002, com o projecto D-Opening
· Pós graduada em Museologia e Museografia da FBAUL, em Lisboa
· Licenciada em Design Industrial, pela ESAD, Caldas da Rainha, 1999 - 2004

Patrícia Aguiar | Designer de Produto


· Colabora com o gabinete Miguel Rios Design desde Fevereiro de 2011
· Residência artística – Azores Combo
· Colaborou com a empresa Bleach Design no âmbito da colecção Objects, 2004-05
· Prémio ICEP têxteis no Concurso Jovem Designer 2002, com o projecto D-Opening
· Frequência na Especialização em Design de Produto na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, 2009-2010
· Licenciada em Design Industrial, pela ESAD, Caldas da Rainha, 1999 – 2005

Rui Silva | Designer Gráfico & Web


· Colabora com o gabinete Miguel Rios Design desde Fevereiro de 2012
· Frequência no Mestrado de Design de Comunicação e Novos Media na FBAUL, 2011-2012
· Licenciado em Design Gráfico, pela ESAD, Caldas da Rainha, 2006 – 2010

Tiago Araújo | Assistente


· Colabora com o gabinete Miguel Rios Design desde Dezembro de 2009
· Formação Profissional em Marketing / Relações Públicas / Publicidade pela Magestil, Lisboa 2003-2006

Ng Yuet Ming, Judyanna | PhD MA


· Colabora como consultora do gabinete miguel rios design, desde Fevereiro 2005
· Ocupa as funções de Senior Teacher no The Hong Kong Polytechnic University, desde 1995
· PhD em Fashion Design, pelo The Hong Kong Polytechnic University, HK, 2004
· Master em Fashion Design pela Domus Academy, Milão, 1993
· Higher Diploma em Fashion and Clothing Technology, pelo The Hong Kong Polytechnic University, HK, 1980

Follow us

Facebook
Twitter
Youtube
Vimeo
RSS